Potenciando a procura da maturidade
A equipa sénior feminina do Carnide Clube – Holos foi a brilhante vencedora do Campeonato Nacional da segunda Divisão, na época transata, com uma campanha brilhante em que apenas perdeu 2 jogos. Ganhou por isso o justo direito a participar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, competição muito mais exigente, onde militam equipas de grande nível e tradição no basquetebol feminino nacional. Para uma equipa em que a maioria das jogadoras não tinha esta experiência competitiva tornou-se num desafio aliciante.
Cumprido um quarto da prova regular, em 5 jogos o Carnide Clube –Holos conta com 3 vitórias, tendo já jogado com as 3 principais favoritas à vitória na competição, duas delas fora de portas.
Tendo o clube definido dois objetivos para a época: a manutenção na 1ª Divisão e a integração de jovens jogadoras da sua formação, como forma de dar visibilidade ao trabalho com os mais jovens, e assegurar um futuro competitivo das atuais equipas de formação, a equipa tem-se deparado com um normal progresso no sentido de conquistar maior maturidade, que se traduz nos seguintes aspetos:
- Uma nova realidade para o staff técnico, já que o jogo e o treino constituem permanentes desafios, face à maior capacidade das equipas adversárias, potenciada pela capacidade de scouting que carateriza esta competição, obrigando à definição de modelos de jogo flexíveis e com capacidade de mutação e tendo que atender ao desgaste que as longas deslocações acarretam nos jogos fora de Lisboa.
- Sendo excelentes os resultados desportivos até aqui alcançados, que permitem sonhar à 5ª jornada, com um percurso calmo em direção ao objetivo traçado, tem ficado a sensação de que face ao nível do basquetebol apresentado, a equipa poderia mesmo ter mais vitórias, se tivesse controlado melhor a ansiedade normal desta primeira experiência.
- Apesar da equipa ter já utilizado 6 atletas da sua formação, com idade ainda Sub19, não parece estar ainda assimilado por todas as jovens, que a exigência da competição, aconselha a uma integração gradual, que não se coaduna com a utilização plena que vão tendo nas competições da sua idade, sendo premente que concedam que a experiência se vai construindo, de forma a que quando forem Seniores de idade, estejam prontas para uma participação mais ativa. É um fenómeno normal, também ele potenciador do caminho versus uma maior maturidade competitiva e pessoal.
- Finalmente importa que o grupo consiga ainda impor em treino a mesma intensidade que existe na competição, fruto de alguma inexperiência, mas seguramente também pela insuficiente dimensão do recinto de treino.
Não se creia que o balanço à 5ª jornada, não é muito bom, diríamos mesmo que é sensacional, mostrando uma equipa adulta, com imensa atitude, com um bom nível de jogo, e com um espirito em campo que só pode orgulhar o Carnide Clube – Holos. Releve-se a vitória fora obtida num recinto dificílimo, a vitória em casa contra um dos favoritos e o fato de a equipa ter estado sempre em jogo até ao início do quarto período nos dois jogos que perdeu. Juntam-se a estes êxitos 2 vitórias na Taça de Portugal, ambos fora de casa, que permitem ao clube sonhar nesta competição com um jogo com uma equipa da Liga Feminina de Basquetebol.
Reconheça-se ainda que o princípio de época tem igualmente sido muito difícil a nível de lesões, que só o fantástico trabalho da Fisiocorporation, e em particular da fisio Raquel Almeida, tem permitido disfarçar, mas se passo a passo, de forma sustentada, formos melhorando com a experiência, rumo a uma maior maturidade em treino e em jogo, as nossas seniores poderão constituir uma surpresa na competição que pode passar pela tentativa de chegada aos Play-Off, permitindo de forma muito justa aumentar a visibilidade de todos os que têm contribuído para este trabalho: a estrutura do clube, os treinadores das equipas de formação, toda a estrutura organizativa dos pais de atletas, o nosso sponsor Holos, a Fisiocorporation, e todos os atletas dos diferentes escalões que nos vão acompanhando, para além obviamente das 17 atletas que já incorporaram os trabalhos.
Carrega Carnide