O primeiro auto de posse do Carnide Clube (C.C) foi registado a 25 de Abril de 1916. Filipe Felix da Silva foi o primeiro sócio nº 1 e 1º presidente da direção do ainda designado “Carnide Club Ciclista”. Logo no ano seguinte, devido ao envio de tropas portuguesas para a 1ª Grande Guerra Mundial, das quais os sócios do Carnide faziam parte, a direção foi forçada a encerrar o clube. O Carnide fechou prematuramente a 1 de Outubro de 1917.
Com o final da guerra, e já na paz de Carnide, os antigos sócios reuniram-se elegeram uma comissão administrativa a fim de encetarem os trabalhos e continuarem com o desenvolvimento do desporto em Carnide. Nesta comissão começou-se a formar a identidade e espirito que caracteriza o agora sim, oficialmente denominado Carnide Clube:
“O Sr. Presidente começou por se referir ao amor que sempre teve por este clube, amor que nunca o desamparou, por ser o primeiro clube de Sport onde teve o seu nome como associado”, acta da comissão, 4 de Maio de 1919, lavrada por Jorge Leitão Marques referindo-se ao presidente da comissão, Sr. Joaquim Jacinto.
Foi esta comissão que definiu as cores do clube, elaborou o primeiro regulamento interno, que procurou uma sede (as reuniões ainda eram nas residências dos sócios), que estabeleceu que a cota mínima fosse 5 centavos semanais. Assim nasceu oficialmente o Carnide Clube em 11-11-1920.
O Carnide Clube, fundado no dia de S. Martinho, tem já uma longa e gloriosa historia, da qual se destacam os 7 títulos de Campeão Nacional de Basquetebol, a modalidade de eleição do CC.
Marcou também com letras de ouro outras modalidades como o Ciclismo e o Atletismo.
Infelizmente, nas ultimas décadas o Clube tem andado afastado da ribalta desportiva, contudo, a nova direção, jovem e dinâmica, com o apoio dos sócios, esta a trabalhar para inverter essa tendência.
Para alem da componente desportiva, que na atualidade conta com diversas modalidades (Basquetebol, Futsal, Taekwondo e Karaté), o Carnide Clube tem um passado recheado de dinamização cultural, promovendo eventos como o Carnaval de Carnide, o Março é Juventude, Festas e concertos temáticos, workshops, seminários e conferencias desportivas, e por altura dos Santos Populares, o Bairro Histórico de Carnide fica em Festa durante um mês inteiro com o tradicional Arraial de Carnide.
O Carnide Clube é uma Instituição de Utilidade Pública e no basquetebol destaca-se por ainda hoje ser o 4º maior clube de sempre em Portugal, apenas atrás de Benfica, Porto e Sporting. O Carnide chegou mesmo a dominar o basquetebol em Portugal nas décadas de 30/40. Hoje continua com a prática desta modalidade e desde a “renovação” do departamento de basquetebol que o clube tem crescido, conquistando já um lugar no topo do basquetebol lisboeta.
Para essa alavanca no regresso à ribalta têm contribuído e muito os mais novos, sendo a Escolinha de Minibasket a principal fonte do sucesso recente do clube. Tanto no basquetebol feminino como no masculino, o Carnide tornou-se um dos clubes de referência em Lisboa, conquistando todos os anos presença nas fases finais do distrito, tornando-se assim, uma das escolas referência na formação.